quarta-feira, 1 de julho de 2009

Bronislaw Malinowski – Os Argonautas do Pacífico Ocidental

Bronislaw Malinowski – Os Argonautas do Pacífico Ocidental
Introdução - Tema, método e objetivo desta pesquisa
I – kula: Sistema de comércio que será descrito – fenômeno econômico de considerável importância teórica
II – Métodos: Etnografia, sinceridade metodológica na apresentação dos fatos nem sempre ocorreu com o grau necessário: Há muitas obras em que são feitas amplas generalizações sem que esteja revelada a experiência concreta que levou até determinada conclusão – "Um trabalho etnográfico só terá valor científico irrefutável se nos permitir distinguir claramente, de um lado, os resultados da observação direta e das declarações e interpretações nativas e, de outro, as inferências do autor, baseadas em seu próprio bom senso e intuição psicológica". Particularidade do autor, que deve procurar suas fontes não em documentos históricos, mas na memória de seres humanos; distância entre o material bruto da pesquisa e o resultado final.
III – Problemas na utilização de fontes secundárias: Muitas vezes, os ocidentais que viviam entre os nativos tinham grandes preconceitos, tornando repulsiva a utilização deste material aos autores que pretendem criar uma análise científica. O sucesso é obtido através de regras de bom-senso e de princípios científicos; princípios metodológicos: 1) Lógica: pesquisador deve ter objetivos genuinamente científicos e conhecer os valores e critérios da etnografia moderna; 2) Boas condições de trabalho: viver entre os nativos; 3) métodos especiais de coleta (conhecimento teórico)
IV – Condições adequadas à pesquisa etnográfica (item 2, acima): Afastar-se da companhia dos brancos, contato íntimo com os nativos; estar em contato com os nativos = presença do etnógrafo assume o caráter natural e harmônico com o ambiente que o rodeia; "tudo o que se passava no decorrer do dia estava plenamente ao meu alcance e não podia, assim, escapar a minha observação".
V – Exigência de métodos eficazes de fatos etnográficos (item 3, acima): Quanto mais arcabouço teórico, fatos e problemas tiver sobre os nativos a serem estudados, mais bem equipado estará ao seu trabalho: "O pesquisador de campo depende inteiramente da inspiração que lhe oferecem os estudos teóricos". Não se trata mais de encarar os nativos como bárbaros sem costumes, mas de demonstrar a constituição da tribo, a organização nativa, o código de comportamento e de boas maneiras, tal rigoroso como o das cortes de Versalhes. Objetivo: Perscrutar a cultura nativa na totalidade de seus aspectos – contorno firme e claro da constituição tribal. Não mais analisa-los como retratos infantis de nossa sociedade (crítica aos evolucionistas).
VI – Tais elementos não estão cristalizados em algum lugar, mas antes, estão no próprio ser humano: obedecem à força o código tribal sem compreende-lo. Deve haver uma pesquisa sistemática, metódica e contínua, contendo o maior numero de detalhes, conduzindo a pesquisa através de linhas de efetiva relevância e a objetivos realmente importantes. Métodos indutivos – levantamento exaustivo de todos os fatos ao nosso alcance. Utilização de quadros sinóticos. Documentos fundamentais da pesquisa etnográfica: recenseamento genealógico de cada comunidade: permite formular questões para serem feitas de maneira concreta ao nativo – resposta aos problemas abstratos obtidas através de inferência a partir de conjunto de casos. Para ter sucesso, o etnógrafo deve distinguir observações diretas de informações que recebeu indiretamente, pois ambas estão contida no seu relato. Fenômenos estudados pelo maior numero possível de suas manifestações e colocados em um quadro sinótico, em que instrumentos serão utilizados para traçar a constituição social da tribo – nome: método de documentação estatística por evidencia concreta.
VII – Princípios: incrementados por dados referentes ao modo de perpetuação do costume – a carne e o sangue da vida nativa real preenchem o esqueleto vazio das construções abstratas. Há, também, a série de fenômenos importantes que podem ser registrados por meio de questionários e documentos estatísticos: imponderáveis da vida real (esforço para atingir a atitude mental que neles se expressa). Nenhum destes aspectos deve ser menosprezados. Deve-se apresentar também os detalhes, o tom do comportamento, e não só o esboço dos acontecimentos. Há, sim, portanto, uma interferência da subjetividade do observador – devemos empenhar-nos para que os fatos falem por si mesmos. Há a necessidade de um diário etnográfico, e de participação da vida nativa como um membro tradicional desta comunidade.
VIII – Necessidade do registro do espírito – pontos de vista, opiniões, palavras dos nativos: moldados pela cultura em que os encontramos, portanto, peculiaridade da sociedade em questão. Interesse pelo que os indivíduos sentem enquanto membros da comunidade. Terceiro mandamento da pesquisa: descobrir os modos de pensar e senti típicos, correspondentes às instituições e à cultura de determinada comunidade, formulando os resultados de maneira vívida e convincente.
IX – Objetivo final da pesquisa (apreender o ponto de vista do nativo, a sua visão de mundo), pode ser obtido por 3 caminhos: a) Organização da tribo e a anatomia de sua cultura (método de documentação concreta e estatística); 2) fatos imponderáveis da vida real, bem como tipos de comportamento; 3) Corpus Inscriptionum: documento da mentalidade nativa
" Estudar as instituições, costumes, e códigos, ou estudar o comportamento, a mentalidade do homem, sem atingir os desejos e sentimentos subjetivos pelos quais ele vive, e sem o intuito de compreender o que é, para ele, a essência de sua felicidade, é, em minha opinião, perder a maior recompensa que se possa esperar do estudo do homem".
Quadro Sinótico:
Metáfora
Objetivo
Instrumento
Objeto
Resultado
Esqueleto
Captar a organização da tribo - anatomia
Documentação concreta, estatística, quadros, diagramas
Rotina cristalizada dos ritos e costumes
Leis
Carne e sangue
Imponderáveis da vida social e tipos de comportamentos
Diário de campo; tom; sutilezas; desvios
Como a rotina é vivida
Prescrição das atitudes
Espírito
Captar os modos típicos e estereotipados de pensar
Formula fixa e estereotipada (que não é invento do indivíduo): "corpus inscriptionum"
Discursos (comentários)
Representações coletivas

Um comentário:

  1. Olá, gostei muito do seu blog. Sou estudante de Ciências Sociais e suas publicações são exatamente o que estou estudando em Antropologia.
    Parabéns!

    ResponderExcluir