quarta-feira, 1 de julho de 2009

Fichamento Nisbet sobre Durkheim

Nisbet, Roberto. Os Filósofos Sociais.

O Pluralismo Sociológico: Durkheim e Weber

DURKHEIM

Desgaste das autoridades tradicionais deu "ensejo às linhas gerais do problema social" (p.425), ocasionado, em primeiro lugar pelas consequências da Revolução Francesa. Principal problema da reforma social: "encontrar novas formas de participação social e de autoridades que dessem aos indivíduos a mesma sensação de serem partes vitais da ordem social que haviam recebido das formas mais antigas e agora extintas" (ídem). Creio haver aqui uma indicação da dificuldade da nova forma de solidadriedade, a orgânica, dar conta da coesão social como fazia a antiga, a mecânica: não que a orgânica seja mais difícil de se estabelecer, mas parece ter havido um híato entre algumas formas de identificação com a sociedade na passagem de uma a outra, caracterizando o estado de anomia.

Suicídio: nível mais alto entre os setores em queo lações grupais tornaram-se mais fracos, ou em que a estrutura normativa dos grandes grupos sociais não conseguiu dar significado ao comportamento individual (daí os tipos de suicídio "egoístas" e "anômicos" - o "altruísta" refere-se a uma ligação forte demais do indivíduo com o grupo).

Como diminuir o suicídio no mundo ocidental: redução do grau de individualismo, atomização social, gerado pela democracia e industrailização desda Revolução Francesa. "Centralização enfraquecimento da autoridade tradicional criou (...) uma espécie de vácuo social" (p.426). Por exemplo, o indiice de suicídio é muito maior entre homens seculares, industrializados, soleitoros e urbanos do que entre camponses ou judeus e catolólicos ortodoxos.

Não há uma instância capaz de reduzir o suicídio, como a religião, a família ou o Estado. É necessária a criaçãode assocações intermdiárias importantes, que tomarão o lugar das desgastadas e reduzidas associações tradicionais (se vivemos em uma sociedade industrail, nossas novas formas de associação devem ser fundamenalmente economicas, em sua natureza).

Sua resposta é a criação de associação proficionais, novos sindicatos profissionais que "serviriam de intermédio entre o indivíduos e as ordens políticas e econômicas" (ídem). Análogas, em muitos modos, Pas grandes guildas da Idade Média. As novas associações devem desempenhar as mesmas funções sociais, ecoômicas, políticas e psicológicas que as antigas desempenhavam.
Seu pluralismo se inicia aqui: mas vai além, detestava qualquer tipo de despotismo político, bem como a centralização e nacionalização que isso acarretava.

Pluralismo de autoridade: devem havar tantas autoridades quanto são diversificados os principais interesses da sociedade. Durkheim pega a "perspectiva geral de comunidade que vimos nas obras dos pluralistas conservadores, liberais e radicais e (...) transformar a perspectiva em estrutura teórica de um sistema de sociologia" (p.428).

Nenhum comentário:

Postar um comentário