quarta-feira, 1 de julho de 2009

Franz Boas – Os métodos da Etnologia

Franz Boas – Os métodos da Etnologia
1. Crítica tanto ao evolucionismo quanto ao hiper-difusionismo – diferente situação histórica quando do momento em que publicou "As limitações do método comparativo em antropologia", pois o evolucionismo já não é mais tão forte quanto era, havendo muito espaço para as teorias hiper-difusionistas.
2. Hipóteses fundamentais desses pontos de vista; evolucionismo: "curso das mudanças históricas na vida cultural da humanidade segue leis definidas", inerentes a todas as culturas, em que a nossa civilização ocidental seria superior a todas as demais culturas.
3. Hiper-difusionismo: A hipótese de que causas internas geram o mesmo desenvolvimento em diversas partes do mundo é rejeitada em nome da idéia de que um desenvolvimento que ocorra de maneira parecida em duas partes do planeta deve ser compreendido como originário de migrações ou difusões.
4. Validade dessas hipóteses não vem sendo demonstrada.
5. Frente a aplicação do novo método – que busca a compreensão dos fenômenos culturais de forma dinâmica as sociedades primitivas perdem a aparente estabilidade, aparecendo "num estado de fluxo constante e sujeitas a modificações fundamentais".
6. O novo método que se apresenta possui muitas dificuldades em sua aplicação, por isso não vem sendo muito utilizado, embora seja necessário começar a fazê-lo.
7. Nos eventos históricos "somos compelidos a considerar cada fenômeno não apenas como efeito, mas também como causa"
8. O indivíduo é influenciado pela sociedade ao mesmo tempo que a influencia: Como o indivíduo reage frente à totalidade de seu ambiente social
9. Em suma, o método "baseia-se num estudo das mudanças dinâmicas na sociedade que podem ser observadas no tempo presente. Abstemo-nos de tentar solucionar os problemas fundamentais do desenvolvimento geral da civilização até que estejamos aptos a esclarecer os processos que ocorrem diante de nossos olhos"
10. Conclusões – I: Não existe o determinismo psicológico como fundamentam os evolucionistas, mas cada grupo possuis sua história, única e própria, sujeita em partes as influências internas e parte a influencias externas.
11. Suposição de estabilidade de longa duração não possuem qualquer tipo de fundamento factual.
12. Freud: tenta mostrar que o pensamento primitivo é em vários aspectos análogo às formas de atividade psíquica individual que ele explorou com seus métodos psicanalíticos – a utilização unilateral desse método não gerará muitos avanços. Aplicar a teoria de desejos reprimidos às atividades dos homens pode não ser tão frutífero: existem outros pontos de influencia que merecem ser estudados com profundidade.

Um comentário: